05 outubro, 2009

deus e criacionismo e vazio e toada e mambo

Para alguns universitários, acreditar em deus é piada. Pra mim também. (Sem pedras, pessoal.)

Lembro de um professor comentar, rindo, de uma política: "Tu acredita que [nome] acredita no criacionismo?" Não, impossível, inimaginável.

Os leitores desse blog formam um conjunto aberto e fechado.

Esse é o centésimo post de 2009. Prove, sem usar convergência uniforme.

4 comentários:

sentimentos perdidos disse...

Bom, prefiro ser adepta às teorias de um grande filofoso chamado Pascal, o qual baseava suas teorias na existencia de Deus. ele acreditava que homem necessitava de uma referencia que justificasse o que a ciencia nao pudesse explicar.
Porém afirmar que Deus é uma piada, é como zombar do que no se conhece. Na minha opiniao mais dificil que provar que Deus existe é provar que ele nao existe!!
http://bbbleonel.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00
Abraços!

Fischer disse...

Não que eu queira usar um argumento ad hominem, mas o Pascal é conhecido também pela aposta de Pascal.
Segundo ele, é melhor crer em deus. Porque se você crê e deus existe, você será salvo e irá para o ceu. Se não existir, tudo bem, paciência. Se você não crê e deus não existe também não acontece nada, mas se voc não crê e deus existe você será castigado eternamente (que deus cruel, han).
Assim, baseado nas vantagens que você teria e na segurança que proporcionaria, Pascal acha que é melhor acreditar em deus que não acreditar.

Acho que o mundo (lentamente) está se tornando mais ateu, mais cético, mais crítico. Acho isso bom.
Acontece que algumas pessoas supostamente têm conhecimentos muito avançados em uma área que é curioso que elas sejam teístas ou criacionistas (esse segundo é mais absurdo ainda).

E à parte de provar: provar que deus não existe é o mesmo que provar que papai noel não existe. Mesmo que você explique alguns fenômenos, sejam você receber presentes ou a complexidade humana, não tem como provar que não existem papai noel e deus.

sentimentos perdidos disse...

Ola, bom dia. Como vc esta? Espero bem!!

No meu ponto de vista a "aposta" de Pascal representava uma chance para quem nao acreditava em Deus, mais do que, Pascal intuiu ja naquela época, no que poderia se transformar cada um de nos e o mundo, sem Deus, sem crença, sem fé, mesmo sob bases hipoteticas, segundo ele,a escolha inteligente era acreditar, e se isentar de todo mal...
Eu respeito tua opinoao. Mas olhe o mundo agora, que ele tenha se tornado mais ateu, sou de acordo, agora que isso seja bom...Que pena que vc acredita ser bom um mundo mais ateu.
O homem optou se afastar de Deus por conveniencia, em nome dos proprios interesses, com sua inteligencia e a evoluçao das coisas, o mundo se beneficia com muita coisa boa, avanços descobertas... mas sem Deus, boa parte do mundo so ouve falar.
Te digo que o mundo sem Deus é doente, o valor de ser humano nao existe mais, te digo que estou com medo. Minha fé e minhas açoes precisam de ajuda, por que nao posso curar o mundo sozinha. Faço a minha parte. Te digo que estou com medo por que o mundo esta se tornando mais ateu, por que a maldade também evoluiu, e invadiu o coraçao dos homens, hoje sao poucos os que nao fazem ou nao sejam adeptos ao comercio
da fé... o homem dispoe sua força para dominar, mas nao consegue prostrar seu coraçao para os outros, nao existe mais unidade, partilha, o valor das coisas superou o amor, e isso é reflexo de escolhas.
Te digo que Deus esta triste, por que seu projeto fracassou, Ele subestimou o homem, quando deu a ele o livre arbitrio,
Te digo que Deus nao pode ser comparado a Papai Noel, que nao passa de intermediario do capitalismo, quando a verdadeira essencia do Natal que é Jesus Cristo, foi esquecida. Papai Noel é uma criaçao do homem, Deus nos criou, percebe a diferença? Deus nao é cruel, Ele nos ama e ama vc também que nao acredita Nele. A unica coisa que Ele nos pediu foi amar aos outros como Ele nos amou, e posicionamentos ortodoxos facilitam a vida de qum nao consegue dizimar amor como Ele nos ensinou.
Se cada um de nos acreditar que nossos gestos podem mudar o mundo, ele muda, mas sei que é uma utopia. Procuro fazer minha parte, e nao consigo imaginar minha vida sem Deus, por que Ele é amor, é partilha.
Quantos gestos provenientes das maos dos homens estao fazendo sangrar o mundo? Hoje, quase pleno de dor, violencia, injustiça...
Isso por que cada um deles optou viver sem Deus em suas vidas.
Sem Deus e sem amor, vamos ver até quando esse mundo vai ficar de pé!
A escolha é tua!
Obrigado por me responder, fique com Deus!

Fischer disse...

Você não pode afirmar que deus nos criou e que não é produto da mente humana. Como poderia afirmar isso?
Além disso, como afirmar que ele nos pediu para amar? Quer dizer, se está na Bíblia, devemos apedrejar todos os adúlteros. E se temos moral para separar o que presta e o que não presta dessa história de "deus quer que seja assim", então acho que não precisamos pensar que ele que nos deu a moral, e sim que nós a temos (por algum motivo, e investigar isso seria válido).

Você fala como se ter deus no coração fosse sinônimo de querer o bem para os outros, ser uma pessoa educada, de ser uma pessoa decente, com caráter.
Acho que as coisas estão completamente desassociadas. Os ateus que eu conheço tem morais próprias, as quais não diferem muito do que supostamente deus espera que nós façamos.
Não que não haja ateus "maus", mas dentre os crentes também nem todos tem ideais positivos e são altruístas.
Lembro que numa das gravações telefônicas que fizeram de José Sarney, o filho dele pede a bênção, e Sarney diz "Deus te abençoe, filho". Ou seja, a princípio, toda a confusão que aquela família fez com os seus bens e com o erário público estava sendo supervisionado por deus, permitido por deus. E se é pra roubar ou cometer crimes, melhor que seja sem desculpas divinas (ou pseudo-divinas).

O bom se não termos deus é que podemos atacar as ideias e fatos diretamente; ninguém vai usar desculpas religiosas para matar médicos de clínicas de aborto ou para fortalecer preconceitos que não deveriam existir! Teremos uma sociedade mais aberta a fatos e discussões, já que ninguém pode usar seu curinga do deus pessoal, e creio que isso é um completo progresso social e humano, humano!

Em suma, ser crente em deus não é necessário para que o homem seja bom. E a não-crença nos leva a um estado de maior abertura de ideias, o que é favorável à humanidade.